Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Apresentação do Dossiê

2014; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2316-1329

Autores

Carlos Augusto Lima Ferreira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O dossie, intitulado Ensino de Historia, representa uma contribuicao ao campo da formacao de professores de Historia. As discussoes acerca do Ensino de Historia tem se ampliando substantivamente o que, sem duvida, aponta para a importância cada vez mais crescente de uma area que se consolida, pondo em relevo o trabalho daqueles que se dedicam ao fazer docente. Nesse sentido, trazemos um conjunto de artigos com discussoes devidamente contextualizadas que potencializam o debate da formacao de professores de Historia, bem como renovam o nosso fazer e nos fortalece no contexto social a partir de praticas politicas, educativas e sociais muito amplas. Sao, portanto, producoes que dotam de sentido o papel docente. O presente dossie aborda desde a pratica docente ao uso de linguagens, e, por certo, contribuira para/com o cotidiano escolar. Isto se constituiu efetivamente em uma das motivacoes da sua elaboracao, ou seja, termos uma producao que tambem tem a aspiracao de chegar aos Professores de Educacao basica. Isto certamente, possibilitara que as investigacoes academicas dialoguem com este universo, favorecendo o processo de atualizacao dos docentes, nos aspectos teoricos, metodologicos e historiograficos. Com a proposicao da tematica, queremos que a edicao seja mais um meio de discussoes sobre os processos de ensino e aprendizagem de historia, onde se analisem os aportes mais recentes e sua contribuicao para a formacao dos profissionais de historia. Notadamente, quando chegamos a segunda decada do seculo XXI assistindo os mais variados acontecimentos no contexto educacional e social, nao so pelo numero aterrador de conflitos, politicos, sociais e economicos, como tambem a imensa quantidade de informacoes que nos chegam, quer sejam pelos meios de comunicacao, quer sejam pelas chamadas redes sociais. Informacoes rapidas e superficiais. Dessa maneira, o ensino de Historia exerce um papel muito importante e fundamental para poder compreender esse cenario e a sociedade da qual fazemos parte. Em vista disso, e evidente que a historia, hoje, mais que nunca, requer compreensoes minuciosas acerca do contexto em que vivemos. Em sendo assim, a Revista Historia, Historias do programa de pos-graduacao em Historia da Universidade de Brasilia - UnB, coloca o atual numero a disposicao do publico, em particular aos leitores especializados, um conjunto de textos que esta construido para apoiar a reflexao e a renovacao no contexto escolar e na formacao docente na perspectiva de um ensino de Historia atualizado e util que a sociedade esta a exigir. Astrogildo Fernandes Silva Junior e Jose Josberto Montenegro de Sousa, em seu texto EXPERIENCIAS AUSENTES NO ENSINO DE HISTORIA: INQUIETANTES PRESSUPOSTOS PARA UMA REORIENTACAO DA VIDA PRATICA , nos convidam a compreender como o ensino de historia pode contribuir na formacao dos jovens estudantes. Os autores apresentam resultados de um projeto que teve como objetivo analisar o potencial das diferentes fontes e das diferentes linguagens da cultura contemporânea no processo de ensino e aprendizagem em historia. Para eles, o ensino de historia na educacao basica necessita reorientar suas praticas, abrangendo outras perspectivas epistemologicas, que possibilitem discutir a diversidade de experiencias historico-culturais negligenciadas e silenciadas. Andre Luiz da Silva Cazula e Ana Heloisa Molina em ORIENTACAO TEMPORAL E ENSINO DE HISTORIA: PERSPECTIVAS E PRATICAS DE PROFESSORES DE HISTORIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO. JACAREZINHO-PR. 2015 , convidam-nos a pensar sobre as diretrizes para o ensino de Historia, publicadas pelo estado do Parana em 2008, e que possuem como principal referencia norteadora a teoria da Historia engendrada por Jorn Rusen. Com reflexoes acerca das perspectivas e praticas docentes em relacao as orientacoes curriculares, o texto e resultado da pesquisa, realizada com dois professores da rede estadual no Ensino Medio, na cidade de Jacarezinho-PR, no ano letivo de 2015, apresentando as apropriacoes e as estrategias utilizadas na mediacao do conhecimento em sala de aula a partir das discussoes propostas por Michel De Certeau. Edson Hely Silva analisa OS INDIOS NA HISTORIA E O ENSINO DE HISTORIA: AVANCOS E DESAFIOS . Para ele os povos indigenas no Brasil nos ultimos anos conquistaram e ocuparam espacos sociopoliticos, questionando visoes eurocentricas, colonialistas e evolucionistas tratando os povos indigenas como primitivos, desaparecidos ou vitimas impotentes em extincao. O que alem de exigir reformulacoes das teorias explicativas sobre a historia e o destino desses povos, vem tambem exigindo discussoes, formulacoes e efetivacao de politicas publicas respondendo as demandas de direitos indigenas sociais especificos. Jezulino Lucio Mendes Braga nos apresenta em seu artigo SUJEITOS DE EXPERIENCIA: PROFESSORES DE HISTORIA NO USO PEDAGOGICO DO MUSEU DE ARTES E OFICIOS , parte de sua pesquisa de doutorado na qual investiga a relacao dos professores de historia com a exposicao do Museu de Artes e Oficios em Belo Horizonte. Apresentando as experiencias sensiveis dos docentes no museu o autor discute as escolhas que fazem para ensinar historia, nos afirmando que a potencialidade dos museus para o ensino de historia esta na forma que dispoe os objetos, imagens e legendas e analiso dados sobre as mediacoes oferecidas pelo museu aos docentes. Leonardo Nascimento Bourguignon, analisa, em seu artigo REPRESENTACOES DOS NEGROS NOS LIVROS DIDATICOS DE HISTORIA DO ESPIRITO SANTO (1964-1997) , o papel do livro didatico enquanto instrumento de propagacao e consolidacao de representacoes, mais especificamente das representacoes acerca do negro nos livros de historia regional. O texto traz como constatacao da pesquisa, que, apesar da permanencia de uma escrita eurocentrica, os livros produzidos por autores capixabas apresentaram, em diversos momentos, o negro como agente ativo na historia local, mesmo antes da existencia de uma legislacao que assim os exigisse, e a frente inclusive de uma tendencia nacional. Magno Francisco de Jesus Santos em ENSINO DE HISTORIA, ESPACOS E CULTURA POLITICA BANDEIRANTE: JOSE SCARAMELI E A ESCRITA DE LIVROS ESCOLARES DE HISTORIA PARA CRIANCAS , nos traz a discussao sobre a escrita da historia para criancas no Brasil, a partir da experiencia de Scarameli. Intelectual defensor dos ideais do movimento escolanovista, entre 1926 e 1934, Scarameli produziu um numero significativo de livros escolares de Historia e de Moral e Civica. Trata-se, pois, de uma discussao como estes livros expressaram as estrategias de difusao de uma cultura politica bandeirante e a construcao de representacoes acerca dos estados brasileiros com um protagonismo paulista. Marcella Albaine Farias da Costa O QUE NARRAM LICENCIANDOS DE HISTORIA SOBRE O IMPACTO DA TECNOLOGIA EM SUA FORMACAO INICIAL? . A autora nos revela de que forma professores de Historia em formacao inicial – alunos das turmas de Didatica Especial de Historia e Pratica de Ensino de Historia da UFRJ e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciacao a Docencia (PIBID) – significam sua trajetoria profissional no que tange a tematica da tecnologia. A experiencia, foi pautada no olhar (auto) biografico e utilizou-se da plataforma do Museu da Pessoa enquanto possibilidade metodologica. Talia Meschiany e Veronica Hendel enveredam pelos caminhos do ENSINAR E APRENDER HISTORIA: REFLEXOES EM TORNO DE EXPERIENCIAS DE FORMACAO DOCENTE CONTINUA EM MEIOS VIRTUAIS NA PROVINCIA DE BUENOS AIRES . As autoras nos apresentam reflexoes preliminares sobre um conjunto de praticas e representacoes do fazer de professores sobre o ensino da historia, parte do Departamento de Educacao Continuada (DFC) da Direccao-Geral da Educacao e Cultura da provincia de Buenos Aires (DGCyE) durante os anos de 2015 e 2016. No texto analisam como a formacao de professores em exercicio atraves de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (EVA) promovem e fortalecem as boas praticas de ensino. Vitoria Azevedo Fonseca, em CINEMA E ENSINO DE HISTORIA ENTRE DEBATES E PRATICAS , apresenta a partir de um rico debate sobre como usar filmes em salas de aula, especificamente no ensino de historia, a experiencia de exibicao do mesmo filme (Sonhos Tropicais, Andre Sturn, 2002) para diferentes turmas do 9o ano do Ensino Fundamental, adotando procedimentos preparatorios diferenciados a fim de discutir e defender a importância de, alem da alfabetizacao da linguagem cinematografica refletir tambem sobre o desenvolvimento da compreensao dos estudantes dos debates e dialogos “historiograficos” estabelecidos pela narrativa audiovisual para compreensao das intertextualidades presentes nos filmes. Por fim, Wilian Junior Bonete, em seu texto ALUNOS DA EJA FALAM SOBRE A HISTORIA ENSINADA: RELACOES ENTRE HISTORIA E VIDA PRATICA , busca identificar e analisar o pensamento de um grupo de 66 alunos da Educacao de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola Estadual no Parana, sobre o conhecimento historico e suas relacoes com a vida pratica. Para tanto, estabelece dialogos com a concepcao de consciencia historica, tal como proposto por Jorn Rusen, bem como os pressupostos que embasam o campo investigativo da Didatica da Historia. Este dossie discute, a partir de diversos olhares, as dimensoes politicas e didaticas que atravessam nossas concepcoes de pensar a formacao de professores. A qualidade dos textos resulta da soma de esforcos de docentes de varias localidades do Brasil para produzirem um primeiro numero da Historia, Historia dedicado ao Ensino de Historia, permitindo que, pela primeira vez, professores pesquisadores da area possam intercambiar textos, experiencias e estrategias de ensino e aprendizagem de Historia. Uma otima leitura!

Referência(s)