Artigo Produção Nacional

Leitura de Obras de Arte: Abordagem Triangular numa Contribuição para a Aprendizagem no 2º Ano do Ensino Médio

2020; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 21; Issue: 4 Linguagem: Português

10.17921/2447-8733.2020v21n4p389-395

ISSN

2447-8733

Autores

Kênia Paula de Almeida Moraes dos Anjos, José Serafim Bertoloto, Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

ResumoDesde tempos remotos, a producao artistica esta presente na vida do ser humano, muito antes do desenvolvimento da escrita, seja de forma ritualistica, pelas imagens ou aplicada em uma funcao. Contudo, nota-se um distanciamento e descrenca da arte no âmbito escolar, visto que na historia da educacao brasileira uma concepcao marcante foi o liberalismo, que de forma ousada ainda persiste e ganha espaco mesmo depois do surgimento de novas concepcoes educacionais durante o seculo XX, alem de outros elementos da arte contemporânea que agitaram essa situacao. A partir de tres obras de artistas de Mato Grosso: Boi-brasao e Devastacao da Amazonia, de Humberto Espindola, e A Amazonia, de Adir Sodre, estudamos e aplicamos a Abordagem Triangular norteada pelos tres eixos dependentes e conexos entre si: Ler/Contextualizar/Fazer, que aponta novos caminhos para o ensino influenciados pela concepcao pos-moderna que busca praticas compromissadas em resgatar a significacao e o pertencimento dos alunos, ao inves de um ensino mecânico e descontextualizado, tao presente na educacao brasileira. O sujeito desta pesquisa foram alunos do 2o Ano do Ensino Medio de uma escola publica em Cuiaba, sendo a pesquisa de natureza qualitativa e o procedimento metodologico, a pesquisa-acao. Dessa forma, pela leitura e analise das obras de arte, deu-se a contextualizacao do ensino da arte e a vivencia dos alunos foi valorizada. Palavras-chave: Arte. Artista de Mato Grosso. Ensino. AbstractDesde la antiguedad, la produccion artistica ha estado presente en la vida del ser humano, mucho antes del desarrollo de la escritura, ya sea de forma ritual, a traves de imagenes o aplicada a una funcion. Sin embargo, hay un desapego e incredulidad en el arte en el ambito escolar, ya que en la historia de la educacion brasilena una concepcion llamativa fue el liberalismo, que aun persiste y gana espacio con audacia incluso despues del surgimiento de nuevos conceptos educativos durante el siglo XX, ademas de otros elementos del arte contemporaneo que agitaron esta situacion. De tres obras de artistas de Mato Grosso: Escudo de armas de Boi y Devastacion del Amazonas, de Humberto Espindola y El Amazonas, de Adir Sodre; estudiamos y aplicamos el Enfoque Triangular guiados por los tres ejes dependientes y conectados, ya sea Leer / Contextualizar / Hacer, que apunta nuevos caminos para la ensenanza influenciados por la concepcion posmoderna que busca practicas comprometidas con rescatar el significado y la pertenencia de los estudiantes, en detrimento de la ensenanza mecanica y descontextualizada, tan presente en la educacion brasilena. El tema de esta investigacion fueron estudiantes de 2o ano de bachillerato de un colegio publico de Cuiaba, siendo la investigacion cualitativa el procedimiento metodologico elegido fue la investigacion accion. Asi, a traves de la lectura y analisis de obras de arte, se valoro la contextualizacion de la ensenanza del arte y la experiencia de los estudiantes. Keyword: Art. Artist from Mato Grosso. Teaching

Referência(s)