Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Memorial do Holocausto

2020; Volume: 19; Issue: 02 Linguagem: Português

10.34019/1808-9461.2020.v19.30172

ISSN

1808-9461

Autores

Maria Cláudia Teixeira, Raquel Baldissera,

Tópico(s)

Memory, Trauma, and Testimony

Resumo

O presente artigo apresenta a análise de quatro texto-imagens, parte do projeto artístico intitulado Yolocaust, referente ao Memorial aos Judeus Mortos da Europa ou Memorial do Holocausto (Holocaust-Mahnmal). As quatro materialidades tomadas como corpus são de autoria do artista Shahak Shapira, que ressignifica fotografias tiradas por turistas no Memorial do Holocausto e usadas em perfis das redes sociais. O objetivo é mostrar como se instauram efeitos de sentidos sobre a memória e o esquecimento. Para isso, tomamos como fundamentação teórica a Análise de Discurso de linha francesa do filósofo francês Michel Pêcheux e as implementações desenvolvidas pela brasileira Eni Orlandi. Os resutados obtidos mostram que ao ressignificar as imagens o sujeito artista materializa a memória do holocaust, dos campos de concentração, através da realização do projeto “Yolocaust”, produzindo um efeito de conscientização histórica ao produzir a materialização do atravessamento entre o intra e o interdiscurso.

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