
Um poema ecfrástico - análise de "Três mulheres e um céu de Delft", de Daniel Jonas
2020; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 24; Issue: 52 Linguagem: Português
10.5752/p.2358-3428.2020v24n52p75-90
ISSN2358-3428
AutoresSilvana María Pessôa de Oliveira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoNeste trabalho intenta-se fazer uma leitura do poema "Três mulheres e um céu de Delft', que integra o livro Os fantasmas inquilinos, publicado por Daniel Jonas, poeta português, em 2005. Para tanto, utiliza-se como principal operador conceitual a écfrase, que na Modernidade é vista menos na sua dimensão de recurso retórico do que como princípio poético destinado a estabelecer produtivas e complexas articulações entre as artes literárias e as artes plásticas.Três longas passagens do poema são especialmente recortadas para que se analise, nelas, a presença da obra de três expressivos ícones da história da pintura no Ocidente: o renascentista Nicholas Possin, o romântico Dante Gabriel Rossetii e o holandês Johannes Vermeer.
Referência(s)