
Saberes populares, Etnomatemática e o uso de Jogos no ensino de Geometria
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i1.11998
ISSN2525-3409
AutoresAntônio Roberto Xavier, Maria Karine Rocha Barbosa, Karla Renata de Aguiar Muniz, Francisco Ari de Andrade, José Rogério Santana, José Gerardo Vasconcelos, Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Elaine de Farias Giffoni de Carvalho, Arnaldo Dias Ferreira, Maria José Costa dos Santos,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoPercebe-se que os discentes das escolas públicas brasileiras apresentam dificuldades em relação aos conteúdos de matemática em geral, mas este estudo, trata-se, especificamente dos conteúdos de geometria, com foco nos saberes populares e os processos de ensino e de aprendizagem das ciências, especialmente da matemática, como fonte de atenção diferenciada nas práticas pedagógicas escolares. Tem-se como escopo principal a apreensão dos conteúdos de matemática, com foco na geometria por meio de metodologias emergentes que se apoiam no uso de jogos, e se fundamentam em saberes populares, abalizados na Etnomatemática. Objetiva-se analisar os saberes populares da Etnomatemática como uma alternativa metodológica para compreensão de problemas existentes no cotidiano escolar, sobretudo no ensino fundamental, a partir da realidade do discente. A pesquisa foi do tipo exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa e de método prevalecente de pesquisa-ação com análise empírica. O lócus deste estudo foi uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental na cidade Redenção, no estado do Ceará. Os sujeitos sociais são os alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental. A proposta metodológica se deu por meio do uso de recursos educacionais (jogos) voltados para o ensino de Geometria. Os resultados apontaram que o uso de jogos trouxe significado para os discentes, sujeitos da pesquisa, e, portanto, considera-se que a proposta aliada ao jogo foi eficaz para um ensino mais significativo de geometria.
Referência(s)