Artigo Produção Nacional

O Uso de Metodologias Ativas e Tradicionais para Transmissão e Produção de Conhecimento: um Relato de Experiência

2020; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 21; Issue: 4 Linguagem: Inglês

10.17921/2447-8733.2020v21n4p376-383

ISSN

2447-8733

Autores

I Batista, Paulo Renato, Shalimar Calegari Zanatta, Alexandre Paulo Loro,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

ResumoEste artigo e um relato de experiencia, no qual se apresenta o desenvolvimento teorico, aplicacao e resultados de um minicurso com 8 horas. O publico-alvo envolveu professores e estudantes do Curso de Formacao Docente, direcionado ao Ensino Medio de um Colegio da rede publica estadual do Noroeste do Parana. O objetivo do referido minicurso foi desenvolver neste publico a perspectiva interdisciplinar dos conteudos, que envolvem as definicoes de ‘trabalho’, sem perder o foco no papel do professor como agente transmissor do conhecimento. O minicurso articulou teoria e pratica, a partir do uso de metodologias ativas, que aqui serao denominadas de metodologias ativas criticas. Assim, aborda-se o tema ‘trabalho’ na perspectiva da pre-historia, a partir do conceito de Marx (2008) e Lessa (1999), bem como a definicao deste conceito no escopo da Fisica Newtoniana. Para isto, sao utilizados recursos audiovisuais, como exemplo, o filme 2001: uma odisseia no espaco (1968), de Stanley Kubrick, e foi construido um artefato importante para o cotidiano do homem na pre-historia, utilizando um fragmento de madeira, pedra e linha. Com este artefato, os participantes foram convidados a quebrar uma castanha-do-para. A dinâmica demonstrou que os participantes se sentiram motivados para a aprendizagem e que a transmissao oral do conhecimento e uma etapa importante do processo ensino e aprendizagem. O tema trabalho pode ser estudado em diferentes contextos, ampliando seus significados.Palavras-chave: Trabalho. Ensino Tradicional. Praxis.AbstractThis article is an experience report in which theoretical development, application and results of an 8-hour short course are presented. The target audience was formed by students from the Teacher Training Course, and it was directed to the high school of a public and state school college in Northwestern Parana. The aim of this short course was to develop in this audience the interdisciplinary perspective of the contents that involve the definitions of 'work', without losing focus on the teacher's role as a knowledge transmitting agent. The short course articulated theory and practice from the use of active methodologies, which will be called as critical active methodologies. Thus, the theme 'work' was approached from the perspective of prehistory, from the concept of Marx (2008) and Lessa (1999), as well as the definition of this concept within the scope of Newtonian Physycs. For this, audiovisual resources were used, as an example the movie 2001: A Space Odyssey (1968) by Stanley Kubrick, and an important artifact was built for the man’s daily life in prehistory, using a piece of wood, stone and line. With this artefact, the participants were invited to break a Brazil nut. The dynamics showed that participants were motivated to learn and that knowledge oral transmission is an important step in the teaching and learning process. The theme work could be studied in different contexts, expanding its meanings. Keywords: Work. Traditional Teaching. Praxis.

Referência(s)