Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O grande ausente da educação matemática e a alienação na educação escolar

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.9771/gmed.v12i3.35659

ISSN

2175-5604

Autores

Guilherme Wagner, Everaldo Silveira,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

<p>A alienação por muito tempo foi considerada uma temática revisionista no campo marxista sendo pouco explorada em Educação Matemática (EM). Partindo da alienação como categoria marxista analisamos a Teoria da Objetivação chegando à conclusão de que esta se equivoca ao ignorar a luta de classes como categoria analítica na educação escolar desembocando numa postura pedagógica idealista. Por fim defendemos duas tarefas para a TO na perspectiva da revolução socialista: tomar a luta de classes como central na análise concreta da realidade da sala de aula de matemática e articular suas estratégias pedagógicas de superação da alienação com as lutas mais amplas da classe trabalhadora.</p>

Referência(s)