
A cultura do maracatu: subsídios para a educação ambiental nas escolas / The maracatu culture: subsidies for environmental education in schools
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14393/repod-v9n3a2020-57885
ISSN2238-8346
AutoresSuênnia Keylla de Araújo Lima, Múcio Luiz Banja Fernandes,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA Educação Ambiental deve se realizar de forma diferenciada em cada meio para que se adapte às respectivas realidades, trabalhando com seus problemas específicos e suas soluções próprias em respeito à cultura, aos hábitos, aos aspectos psicológicos, às característica biofísicas e socioeconômicas de cada localidade. Nesse sentido, o estudo descrito neste trabalho buscou investigar as potencialidades da cultura do Maracatu no fortalecimento da prática em Educação Ambiental numa escola de Ensino Médio de Nazaré da Mata–Pernambuco/Brasil. Na investigação, utilizou-se a abordagem quali-quantitativa, seguindo os procedimentos da pesquisa-ação. Os resultados obtidos com a pesquisa permitiram constatar que para que a sala de aula seja um ambiente mais atrativo e significativo para os alunos, é importante que no processo de ensino aprendizagem o professor tome como base a região em que estes se encontram, atrelando-a a sua comunidade, essa prática desenvolverá valores e costumes que levarão à transformação nos aspectos naturais e sociais para a conservação do meio ambiente, necessário à qualidade de vida e a sua sustentabilidade.
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