
Ateliê de projeto: superando o paradigma do abandono da prancheta para a inserção das ferramentas digitais
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.51359/2595-0797.2020.245787
ISSN2595-0797
AutoresLuciana Nemer Diniz, Joana Queiroz,
Tópico(s)Architecture and Computational Design
ResumoO cenário da concepção e da prática de projetos de arquitetura tem enfrentado uma intensa revolução tecnológica nos últimos anos. Nas escolas de arquitetura e urbanismo, o ensino de projeto no ateliê, imprime em suas práticas, o reflexo dessa revolução, muitas vezes consolidando paradigmas baseados nas primeiras impressões às novas ideias. Será que a dialética prancheta versus computador ainda é forte o suficiente para ser mantida? As escolas de arquitetura têm apresentado defasagens em relação às novidades tecnológicas: na adequação dos ambientes de ensino; na capacitação de seus professores e na inserção de novas ferramentas digitais de apoio ao projeto. Uma série de trabalhos recentes tem investigado as influências significativas exercidas do avanço tecnológico sobre o ensino. Por meio dessas discussões e análises e, também, pelo estudo de caso realizado em duas instituições de ensino superior em Arquitetura e Urbanismo (Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro), pretende-se contribuir para a discussão sobre as qualificações e práticas pedagógicas dos docentes e da atualização do ambiente de ensino à luz da tecnologia.
Referência(s)