
TRANSDISCIPLINARIDADE:
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/teri.v10i1.63505
ISSN2237-079X
AutoresAnaoterodeoliveramendonca, Claudia Tietsche,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente estudo se iniciou a partir de uma reflexão sobre o fazer científico dentro do curso de Naturologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Como recorte perspectivo, buscou-se compreender a Transdisciplinaridade, conceito fundamental tanto para a pós-modernidade quanto na construção curricular da graduação em Naturologia da UNISUL. Como metodologia, observou-se de modo hermenêutico-fenomenológico a oralidade docente, levantada por meio de um encontro-pesquisa, em que foram averiguados a formação e o entendimento transdisciplinar dos docentes. A partir das entrevistas, foram construídas as Interpretações Essenciais Sintéticas (IES), que significaram a compreensão dos temas. Dessa maneira, os resultados foram organizados em: Educação, Naturologia e Transdisciplinaridade e suas subcategorias adjacentes. Sucessivamente, essas categorias seguiram uma dialética hermenêutica em espiral. Trazer à luz o entendimento da Transdisciplinaridade, implica no pensar sobre a não-hierarquização dos saberes, possibilitando um valor ético, humano e ecossistêmico, que garante a vida em sua diversidade essencial.
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