
As escolas multisseriadas do município de Iguape 1980-2008
2020; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22483/2177-5796.2020v22n3p853-872
ISSN2177-5796
AutoresCristiane Corrêa Strieder, Vânia Regina Boschetti,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoEssa pesquisa tem como objetivo abordar o funcionamento das escolas multisseriadas em atividade no município de Iguape. Visa compreender as diferenças dessa forma com as escolas urbanas e reconhecer a importância destas instituições para a comunidade rural. Apesar de focar um local específico, é possível compreender através do estudo a diferença que há entre a educação rural e urbana, diante de um contexto histórico que abrange os setores político, econômico, social e cultural. Essa modalidade escolar, que foi criada no século XIX, continua em funcionamento na atualidade, apresentando em sua estrutura semelhanças significativas com a forma em que funcionava nos séculos anteriores. Nesse ambiente, os alunos de diferentes séries podem permanecer, de forma concomitante, com o mesmo docente. O procedimento metodológico norteou-se pelo levantamento e estudo da bibliografia sobre a história de Iguape, assim como de trabalhos científicos sobre instituições rurais e unidocentes no Brasil, entrevistas e análise da legislação.
Referência(s)