Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação

2020; Instituto Federal de Educação; Volume: 6; Linguagem: Português

10.31417/educitec.v6.1525

ISSN

2446-774X

Autores

Jacks Richard de Paulo, Stela Maris Mendes Siqueira Araújo, Priscila Daniele de Oliveira,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de refletir sobre a situação e desdobramentos do período de oferta de ensino remoto emergencial devido ao COVID19 a partir da percepção de alunos de mestrado e doutorado na área de educação, matriculados em uma instituição pública de ensino, situada no interior do estado de Minas Gerais - Brasil. Para tal, efetuou-se uma revisão junto à literatura acadêmica que trata sobre a temática investigativa, para compreender as peculiaridades das percepções e analisá-las à luz da literatura. Os dados foram obtidos através de uma entrevista virtual com o intuito de potencializar a diálogo com os discentes e com o propósito de coletar informações sobre a percepção dos alunos em relação à experiência vivenciada com o ensino remoto emergencial. Os dados da pesquisa revelaram que as percepções convergem no sentido de que as tecnologias podem contribuir para a aprendizagem, principalmente, no contexto atual de pandemia. Por fim, demonstrou-se também por meio da percepção discente que tais recursos tecnológicos não são capazes de suprimir por completo os espaços de socialização característicos do ensino presencial.

Referência(s)