
A equação civilizatória e a pertinência de uma educação insubordinada
2020; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.37001/ripem.v10i1.2204
ISSN2238-0345
AutoresPaula Andrea Grawieski Civiero, Edson Bazzo,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoNa narrativa deste artigo, buscamos uma estratégia, em uma perspectiva crítica, que desvele as complexidades da sociedade 4.0 imbricadas com as ações matemáticas, isto é, uma epistemologia que evidencie a concepção crítica do professor, voltada para uma educação que valorize a condição do ser humano neste planeta Terra. Apresentamos, como insubordinação criativa, na formação de professores, a inserção de variáveis da nova equação civilizatória. Fundamenta-se nos estudos sobre a formação de professores e nas preocupações da Educação Matemática Crítica, subsidiados pela pesquisa qualitativa realizada com formadores de professores de matemática de 10 instituições do Brasil, que se aproximam da educação matemática crítica. Ressalta-se a premência de grupos colaborativos e formação para os formadores de professores. Por fim, apresentamos algumas táticas para a inserção de uma insubordinação crítica na formação de professores.
Referência(s)