Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A equação civilizatória e a pertinência de uma educação insubordinada

2020; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.37001/ripem.v10i1.2204

ISSN

2238-0345

Autores

Paula Andrea Grawieski Civiero, Edson Bazzo,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Na narrativa deste artigo, buscamos uma estratégia, em uma perspectiva crítica, que desvele as complexidades da sociedade 4.0 imbricadas com as ações matemáticas, isto é, uma epistemologia que evidencie a concepção crítica do professor, voltada para uma educação que valorize a condição do ser humano neste planeta Terra. Apresentamos, como insubordinação criativa, na formação de professores, a inserção de variáveis da nova equação civilizatória. Fundamenta-se nos estudos sobre a formação de professores e nas preocupações da Educação Matemática Crítica, subsidiados pela pesquisa qualitativa realizada com formadores de professores de matemática de 10 instituições do Brasil, que se aproximam da educação matemática crítica. Ressalta-se a premência de grupos colaborativos e formação para os formadores de professores. Por fim, apresentamos algumas táticas para a inserção de uma insubordinação crítica na formação de professores.

Referência(s)