
Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/2177-9465-ean-2020-0341
ISSN2177-9465
AutoresLucas Andreolli Bernardo, Adriana Dutra Tholl, Rosane Gonçalves Nitschke, Selma Maria da Fonseca Viegas, Soraia Dornelles Schoeller, Maria Lígia dos Reis Bellaguarda, Daniela Priscila Oliveira do Vale Tafner,
Tópico(s)Interpreting and Communication in Healthcare
ResumoResumo Objetivo compreender as potências e os limites no cotidiano da formação dos estudantes de graduação no cuidado à saúde da pessoa surda. Método trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva e do Cotidiano, envolvendo 18 estudantes de uma universidade federal do Sul do Brasil dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. As fontes de evidências foram entrevistas individuais desenvolvidas no período de outubro a novembro de 2019. A análise dos dados envolveu a análise preliminar, a ordenação, as ligações-chave, a codificação e a categorização. Resultados as potências no cotidiano da formação dos estudantes no cuidado à saúde da pessoa surda mostram-se na comunicação instituinte, na tecnossocialidade no cuidado e no falar Libras e poder integrar-se à comunidade surda. Os limites mostram-se nos modelos e nas práticas formativas não inclusivas, na impessoalidade da interpretação e na falta de especificidade técnica na disciplina de Libras. Conclusão e implicações para a prática conclui-se que há a necessidade de se refletir sobre os currículos dos cursos da área da saúde, proporcionado a inclusão do cuidado à saúde da pessoa surda, a fim de capacitar os estudantes para a atuação nos diferentes níveis de complexidade.
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