Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/2177-9465-ean-2020-0341

ISSN

2177-9465

Autores

Lucas Andreolli Bernardo, Adriana Dutra Tholl, Rosane Gonçalves Nitschke, Selma Maria da Fonseca Viegas, Soraia Dornelles Schoeller, Maria Lí­gia dos Reis Bellaguarda, Daniela Priscila Oliveira do Vale Tafner,

Tópico(s)

Interpreting and Communication in Healthcare

Resumo

Resumo Objetivo compreender as potências e os limites no cotidiano da formação dos estudantes de graduação no cuidado à saúde da pessoa surda. Método trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva e do Cotidiano, envolvendo 18 estudantes de uma universidade federal do Sul do Brasil dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. As fontes de evidências foram entrevistas individuais desenvolvidas no período de outubro a novembro de 2019. A análise dos dados envolveu a análise preliminar, a ordenação, as ligações-chave, a codificação e a categorização. Resultados as potências no cotidiano da formação dos estudantes no cuidado à saúde da pessoa surda mostram-se na comunicação instituinte, na tecnossocialidade no cuidado e no falar Libras e poder integrar-se à comunidade surda. Os limites mostram-se nos modelos e nas práticas formativas não inclusivas, na impessoalidade da interpretação e na falta de especificidade técnica na disciplina de Libras. Conclusão e implicações para a prática conclui-se que há a necessidade de se refletir sobre os currículos dos cursos da área da saúde, proporcionado a inclusão do cuidado à saúde da pessoa surda, a fim de capacitar os estudantes para a atuação nos diferentes níveis de complexidade.

Referência(s)