Artigo Acesso aberto Revisado por pares

PERSPECTIVAS TRANSDISCIPLINARES EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ensino remoto em resposta a crise do ensino

2020; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 6; Issue: 4 Linguagem: Português

10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a14pt

ISSN

2447-4266

Autores

Joseneide dos Santos Gomes, Manuel Francisco Neto, Maria Mbuanda Caneca Gunza Francisco,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O colapso causado pela pandemia do coronavírus tem provocado respostas improvisadas que vão do contrassenso ao engenhoso nos colégios, escolas e universidades que lutam para continuar ensinando. Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino e intervenientes neste momento de pandemia, na luta para buscar metas educacionais adequadas às circunstâncias de crise, através do ensino online outrora não tão valorizado. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado como fonte livros, artigos e sites sobre o ensino remoto em resposta à crise, em tempos de coronavírus, compondo assim o referencial teórico. Através de leitura e análise das obras, posteriormente foi feita a síntese e interpretação dos estudos. O ensino online apesar de ser alternativa para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem continuará a ser importante em conexão com o ensino presencial mesmo depois da pandemia. Porém, gera outro e novo desafio que consistirá na avaliação e gerenciamento dos resultados de aprendizagem.

Referência(s)