Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A “FERROVIA DE LABRE” E A CONSOLIDAÇÃO DA ÚLTIMA FRONTEIRA

2021; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.38047/rct.v12.n02.2020.d8.p.177.198

ISSN

2594-8148

Autores

Rogério Sávio Link,

Tópico(s)

History of Colonial Brazil

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo discutir o projeto colonizador de Antonio Rodrigues Pereira Labre para o Complexo do Madeira e para a última fronteira brasileira entre Brasil e Bolívia. Labre fundou uma cidade que recebe seu nome nas margens do Purus e se empenhou para empreender o projeto de construção de uma ferrovia ligando sua povoação à Bolívia e ao Alto Rio Madeira em detrimento da proposta de margear o Rio Madeira. Seguindo seus objetivos, em suas viagens exploratórias, ele também se empenhou pela descrição da região e dos povos indígena. As fontes para a análise são basicamente quatro escritos do próprio Labre. Além desses, este artigo também utiliza relatórios de outros exploradores e produções de etnógrafos e missionários contemporâneos. Dessa forma, este artigo pretende contribuir com a compreensão da história regional do Complexo do Madeira que, por sua vez, está vinculada à história do Purus e da colonização e demarcação da última fronteira brasileira. Palavras-chave: Antonio Rodrigues Pereira Labre; Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; Rio Purus; Amazônia; Povos Indígenas.

Referência(s)