
A bela missão de ensinar: a poesia didática a partir das obras de Lucrécio e Manílio (séculos I a.C. – I d.C.)
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22481/politeia.v19i2.7380
ISSN2236-8094
AutoresRodrigo Santos Monteiro Oliveira,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoA poesia didática expressa um conhecimento para alguém e, dessa forma, elege em sua composição dois personagens principais ao longo de narrativa: o professor, ou seja, aquele que ensina; e o aluno, a quem o ensinamento é direcionado. Tal articulação pode ser percebida pela utilização da primeira pessoa na elaboração do texto, o que nos dá a impressão de um discurso falado a alguém de maneira direta. Ao evocarem seu compromisso com a matéria e alertarem seus alunos a respeito do tortuoso caminho da aprendizagem, Lucrécio e Manílio constroem seu próprio percurso retórico a fim de legitimarem aquilo que afirmam ser necessário para o bem-estar geral. Concomitantemente, os autores percebem a necessidade dos adornos característicos das grandes poesias épicas a fim de tornarem atrativas as experiências de aprendizado aos seus interlocutores; como um médico que adoça com o mel o medicamento amargo ministrado aos seus pacientes, os poetas se utilizam da poesia para transmitir conhecimentos de alto valor. Por esta razão, analisaremos as obras De rerum natura e Astronomicas, entendendo o gênero literário especificado a partir de um projeto educacional particular de ambos os poetas, ao mesmo tempo em que representavam os anseios de sua sociedade e de seus pares.
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