Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE

2020; Faculdade Sul Fluminense; Volume: 4; Linguagem: Português

10.22408/reva402019698182-198

ISSN

2526-043X

Autores

Hérica Cambraia Gomes, Bruna Rocha dos Santos Guimarães, Lícia de Castro da Silva Uhlig,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Projeto de Pesquisa e Extensão: “Mix Potencial: Neurociência, Música e Matemática na Estimulação Precoce” (PUC/SP), em desenvolvimento no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Barra Mansa – RJ, fundamentado nas Diretrizes da Educação Precoce (BRASIL, MEC, 2016) objetiva estimular o desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de zero a cinco anos por meio da Musicalização na observância da reabilitação e prevenção. A metodologia pesquisa-ação, de caráter qualitativo, utiliza a intervenção de ensino denominada de “Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental” (GOMES, 2017), que considera pressupostos da neurociência educacional, estruturas da cognição matemática e da cognição musical. Os resultados apontam que a estimulação com Musicalização organizada a partir do constructo do ECMCM promove o desenvolvimento das habilidades motoras, auditivas, visuais, motriz, de linguagem e da cognição matemática. Além disso, ocorreu o fortalecimento dos vínculos afetivos entre famílias, indicando a potencialidade no processo de socialização.Palavras- Chaves: Neurociência, Musicalização, Matemática, Estimulação Precoce.

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