Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O crepúsculo da função pública: distopia ou realidade?

2021; Autonomous University of Madrid; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15366/reps2021.6.1.006

ISSN

2445-4109

Autores

Selma Venco, Flávio Sousa,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

O artigo visa debater as alterações nas formas de contratação no setor público, tomando como objeto de análise os professores da educação básica (exceto Educação de Jovens e Adultos e Educação profissional) nas escolas sob a responsabilidade dos estados da Federação e Distrito Federal. A pesquisa, de caráter documental, analisa a função pública composta por trabalhadoras voltados ao interesse geral da população, os quais são responsáveis por concretizar os direitos à população. A despeito de tal importância, observa-se: forte adesão ao gerencialismo por parte dos governos estaduais, aqui constatada pela crescente admissão de docentes sem concurso público e, portanto, fonte de precariedade nas relações de trabalho e gerador de um processo de precarização das condições de vida.

Referência(s)