
O crepúsculo da função pública: distopia ou realidade?
2021; Autonomous University of Madrid; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15366/reps2021.6.1.006
ISSN2445-4109
Autores Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoO artigo visa debater as alterações nas formas de contratação no setor público, tomando como objeto de análise os professores da educação básica (exceto Educação de Jovens e Adultos e Educação profissional) nas escolas sob a responsabilidade dos estados da Federação e Distrito Federal. A pesquisa, de caráter documental, analisa a função pública composta por trabalhadoras voltados ao interesse geral da população, os quais são responsáveis por concretizar os direitos à população. A despeito de tal importância, observa-se: forte adesão ao gerencialismo por parte dos governos estaduais, aqui constatada pela crescente admissão de docentes sem concurso público e, portanto, fonte de precariedade nas relações de trabalho e gerador de um processo de precarização das condições de vida.
Referência(s)