Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) e o Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica

2020; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18264/eadf.v10i2.1101

ISSN

2177-8310

Autores

Daniel da Fonseca Pereira, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Os Cursos Online Abertos e Massivos - MOOC - são uma proposta recente de ensino-aprendizagem, originada da teoria conectivista, que propõe um modelo de aprendizagem integrado às novas tecnologias. São cursos que se diferenciam da Educação a Distância tradicional por serem abertos e massivos. No ensino de Ciências, os MOOC possuem difusão ampla, havendo cursos nas diversas áreas específicas como Biologia, Física e Química. Com o objetivo de explorar os potenciais e as limitações relacionados aos cursos MOOC no ensino de Ciências, apresentamos uma revisão bibliográfica na qual elencamos três categorias de análise: avaliação, permanência e recursos para aprendizagem. Para isso, foram analisados artigos do período entre 2010 e 2019, disponibilizados em bancos de dados virtuais, que abordavam a temática MOOC relacionada à alguma área do ensino de Ciências. Os resultados da revisão apontaram que os cursos possuem algumas deficiências relacionadas a duas categorias: avaliação e permanência. Em relação aos recursos empregados nas plataformas, não houve críticas significativas, representando que, neste aspecto, os cursos MOOC têm atendido de forma satisfatória aos estudantes. O estudo concluiu que apesar dos problemas identificados, os cursos MOOC apresentam grande relevância para o ensino de Ciências, tendo já expressado resultados positivos na aprendizagem de conteúdos científicos, no acesso e na divulgação destes conteúdos para diversos públicos. Palavras-chave: Educação a distância. Conectivismo. MOOC. Ensino de ciências.

Referência(s)
Altmetric
PlumX