Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Trabalho docente, feminização e pandemia

2021; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; Volume: 14; Issue: 30 Linguagem: Português

10.22420/rde.v14i30.1208

ISSN

2238-4391

Autores

Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo, Sílvia Cristina Yannoulas,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

O texto aborda os efeitos da pandemia no trabalho docente realizado na Educação Básica brasileira tendo em vista a especificidade de gênero. As mulheres foram desafiadas a se reinventar na batalha contra a pandemia do vírus SARS-CoV-2. Discutimos o trabalho docente na Educação Básica e a feminização na pandemia, recuperando conceitos caros dos estudos de gênero. São apresentados os dados desagregados por gênero da pesquisa realizada, em 2020, pelo Gestrado/UFMG, em parceria com a CNTE. A pesquisa demonstrou a agudização dos problemas de gênero imperantes antes da instauração da pandemia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX