Artigo Revisado por pares

GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES E SALA DE AULA DE LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRA

2020; Mato Grosso do Sul; Volume: 13; Issue: 33 Linguagem: Português

10.30681/rln13334234

ISSN

1983-8018

Autores

Antônio Almir Silva Gomes,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

O presente artigo discute ensino de lingua indigena tomando como suporte pressupostos da Gramatica de Construcoes (GOLDBERG, 1995). Os dados utilizados sao da lingua Wajapi (Tupi-Guarani) publicados por Olson (1978). Consideramos que tais dados na sala de aula devem desencadear o tratamento de questoes gramaticais (Forma), mas tambem de questoes relacionadas aos sentidos (Sentido) e usos inerentes da lingua. Como consequencia, ao longo do artigo, consideramos a necessidade de aulas que reconhecam a importância da gramatica e a utilizem na sala como fonte de conhecimentos que ultrapassa a metalinguagem.

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