Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Projeto Xadrez e a Matemática Escolar: nesta jogada não tem xeque mate

2019; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.37001/ripem.v9i3.2184

ISSN

2238-0345

Autores

Alessandra Hendi dos Santos, Geralda de Fátima Neri Santana, Paulo de Barros Vieira,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Neste artigo tem-se por objetivo descrever e analisar uma ação de insubordinação criativa diante a inserção da prática do jogo de xadrez durante as aulas de matemática. A insubordinação pedagógica habitada na implementação do jogo de xadrez pode possibilitar o desenvolvimento de habilidades, como a elaboração de estratégias e tomada decisões em busca de soluções em situações de aprendizagem escolar e do cotidiano. Dessa maneira, a questão emergente nesse artigo é a seguinte: de que modo a implementação do jogo de xadrez nas aulas de matemática caracteriza-se como uma ação de insubordinação criativa? O percurso metodológico desenhado para esse estudo se fundamenta na abordagem qualitativa, de natureza exploratória, na qual propõe-se buscar o que há de característico e particular na situação analisada, com base nas observações dos alunos e narrativas dos professores. Compreende-se a inserção do jogo não como uma atividade isolada e extracurricular, mas como uma atividade inserida no planejamento das aulas regulares de matemática. Como resultado da implementação da proposta, percebeu-se o crescente interesse e participação dos alunos nas discussões de conteúdos em sala de aula, desenvolvendo uma autonomia no modo de pensar e fazer matemática.

Referência(s)