
Análise dos Perfis de Alunos do Ensino Superior sobre a Realização de Aulas na Modalidade a Distância Durante Pandemia da Covid-19 Usando Algoritmos de Aprendizagem de Máquina
2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.110252
ISSN1679-1916
AutoresLaertes Pereira, Simone Nasser Matos, Helyane Bronoski Borges,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoEste artigo propõe analisar perfis de alunos do ensino superior sobre o ensino na modalidade a distância durante a pandemia da Covid-19 usando mineração de dados. A metodologia de pesquisa utilizada foi exploratória composta por 5 fases: entendimento do problema, construção de um formulário para coleta de dados, pré-processamento dos dados, aplicação de algoritmos de aprendizagem de máquina e avaliação dos resultados. Os resultados encontrados identificaram grupos de alunos com características distintas contendo diferentes opiniões sobre a aplicação do ensino a distância. Foi possível classificar os perfis dos alunos por meio de uma análise dos atributos mais relevantes em cada um dos grupos.
Referência(s)