
CRIANÇAS YOUTUBERS E O EXERCÍCIO DO DIREITO À COMUNICAÇÃO
2021; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 41; Issue: 113 Linguagem: Português
10.1590/cc231374
ISSN1678-7110
AutoresInês Vitorino Sampaio, Geórgia Pereira, Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoRESUMO Este artigo problematiza o lugar de fala e de expressão da criança no YouTube, sob a ótica dos seus direitos digitais, consubstanciados no direito à proteção, à provisão e à participação. O estudo tem por base a playlist “Rico vs Pobre”, procedendo a uma análise crítica do discurso de cinco vídeos. O exercício do direito à participação, numa rede marcada pela lógica mercadológica e a pressão pelo reconhecimento público, tem como contraponto o incentivo ao consumismo, à rivalidade entre crianças e à falta de consciência social, revelando o comprometimento dos direitos à provisão e à proteção.
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