Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CRIANÇAS YOUTUBERS E O EXERCÍCIO DO DIREITO À COMUNICAÇÃO

2021; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 41; Issue: 113 Linguagem: Português

10.1590/cc231374

ISSN

1678-7110

Autores

Inês Vitorino Sampaio, Geórgia Pereira, Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

RESUMO Este artigo problematiza o lugar de fala e de expressão da criança no YouTube, sob a ótica dos seus direitos digitais, consubstanciados no direito à proteção, à provisão e à participação. O estudo tem por base a playlist “Rico vs Pobre”, procedendo a uma análise crítica do discurso de cinco vídeos. O exercício do direito à participação, numa rede marcada pela lógica mercadológica e a pressão pelo reconhecimento público, tem como contraponto o incentivo ao consumismo, à rivalidade entre crianças e à falta de consciência social, revelando o comprometimento dos direitos à provisão e à proteção.

Referência(s)