Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Crianças de 6 anos em espaços formais de educação, manifestações e produções culturais

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.24115/s2446-6220202172683p.50-71

ISSN

2446-6220

Autores

Meira Chaves Pereira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as manifestações e produções culturais das crianças de cinco e seis anos em espaços formais de educação. Para realização desta pesquisa utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa a partir da observação participante, entrevistas e conversas informais com as crianças em uma turma de 1° ano do ensino fundamental com 25 crianças com idade entre cinco e sete anos. A pesquisadora construiu um diário de campo que se delineou como importante instrumento para registros das descobertas e interações. Foram analisados os tempos e espaços das práticas infantis com e sem a mediação do professor e as manifestações e produções culturais das crianças no período em que permaneciam na instituição escolar. Concluiu-se que as manifestações e produções culturais das crianças são aprimoradas na relação com o outro e agregam sentidos e valores tanto para as relações entre o jogo, brinquedos e brincadeiras, quando para a vida em sociedade.

Referência(s)