Artigo Produção Nacional

A FÍSICA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

2021; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35818/acta.v14i2.821

ISSN

2236-1774

Autores

Aysllan de Sousa Sobrinho, Ana Paula Grillo Rodrigues,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo compreender o ensino de Física no contexto do ENEM, analisando as questões da prova e identificando os conteúdos prioritários de estudo na avaliação. Para alcance de tais objetivos, o estudo se desenvolveu por meio de uma pesquisa bibliográfica do tipo documental com base nos itens de Física da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, cujo caderno de prova selecionado para análise do conteúdo foi o azul de primeira aplicação do período de 2015 a 2019. Os resultados obtidos com a interpretação dos dados informam que a Física no ENEM possui um caráter de ensino baseado no desenvolvimento de competências e habilidades por parte dos alunos, pautadas em 5 eixos de cognição de domínio da linguagem física, compreensão dos fenômenos físicos, construção de argumentação a partir dos conhecimentos adquiridos, enfrentamento dos problemas com uso da Física, e avaliação das propostas de intervenção disposta nas alternativas da prova. As questões são contextualizadas, porém não agregam a interdicisplinaridade para resolução dos problemas, utilizando-a apenas no enunciado do item. Os assuntos mais cobrados no ENEM são Forças e Energia no campo da Mecânica, Calorimetria na Termodinâmica, Lei de Ohm, Resistência e Energia elétrica no estudo do Eletromagnetismo, e fenômenos ondulatórios com exploração das características das ondas e a óptica da visão no ensino da ondulatória.

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