
ORIGENS MÍTICAS: CIRCE, CIRCO E ASPIRAÇÕES FORMATIVAS
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 1; Issue: 35 Linguagem: Português
10.9771/r.v1i35.35778
ISSN2175-814X
AutoresGilson Santos Rodrigues, Odilon José Roble,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
Resumo<p dir="ltr"><span>O objetivo deste ensaio é apresentar uma das origens míticas do circo e debater como ela nos incita a refletir sobre os processos formativos com esta arte. O ponto de partida da pesquisa recorre à fortuna crítica do tema e nos inclina a um movimento que desestima a positividade da razão em favor do impulso do mito. Em linhas gerais, resgatamos o mito de Circe presente na Odisseia de Homero (século VII a.C.) e fragmentos do </span><span>De Spectaculis,</span><span> de Tertuliano (século II). Numa passagem homérica em que os marujos são metamorfoseados em animais, segundo sua natureza e índole, propomos a interpretação desta animalidade como uma condição demasiada humana, em sentido nietzschiano. Interpolando com nosso presente, ideamos que essa animalidade pode aludir a um processo de formação circense que valorize o corpo encarnado, em suas potências e impulsos, em suma, uma alternativa ao racionalismo ensimesmado, que assola artes e técnicas, obliterando potências como a do mito.</span></p><div><span><br /></span></div>
Referência(s)