
Implicações da abordagem ambiental para a formação docente: reflexão a partir de um curso de licenciatura em Pedagogia
2020; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Espanhol
10.29327/227628.1.2-15
ISSN2675-5742
AutoresTais Lazzari Konflanz, Ana Luiza Zappe Desordi Flôres, Cleusa Maria Mancilia Gonçalves, Cadidja Coutinho, Thaís Scotti do Canto-Dorow,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente estudo teve o objetivo de investigar como a Educacao Ambiental (EA) esta inserida e articulada, com outras disciplinas, no curso de licenciatura em Pedagogia de uma Instituicao de Ensino Superior (IES) de Santa Maria/RS. Para isso foi realizada uma analise documental, no Projeto Pedagogico do Curso, do qual foram extraidas categorias de analise, a destacar: utilizacao da expressao Educacao Ambiental no texto do documento; utilizacao de palavras correlacionadas a Educacao Ambiental (quais/quantas/qual contexto); presenca da Educacao Ambiental em componentes curriculares (de forma explicita na ementa); e possibilidades pedagogicas (a partir da ementa que possibilidades/temas/conceitos de Educacao Ambiental podem ser abordados nos componentes curriculares). Especificamente, das implicacoes relacionadas a Educacao Ambiental, foi possivel observar que o documento faz uso da expressao “Educacao Ambiental”, que contextualiza os conteudos curriculares do curso; quanto a utilizacao de palavras correlacionadas a Educacao Ambiental foi possivel observar a presenca de expressoes como meio ambiente e desenvolvimento sustentavel, em um contexto que aborda o meio ambiente e sua relacao com o homem; a presenca da EA em componentes curriculares pode ser observada na disciplina de “Educacao, cultura e sociedade”; as possibilidades pedagogicas para abordagem da tematica ambiental, em outras disciplinas, foram vislumbradas a partir da estrutura curricular proposta ao curso no documento, pautadas na integracao de 3 nucleos principais (Nucleo de Disciplinas de Formacao Geral e Pedagogica; Nucleo de Disciplinas Especificas; e Nucleo Integrador Comum). A perspectiva ambiental nesse projeto pode ser vista em aproximacoes com o carater transdisciplinar que a EA deve assumir, bem como as variadas areas do saber podem configurar assuntos que envolvem o ambientalismo. Palavras-chave: Educacao Ambiental. Formacao de professores. Licenciatura em Pedagogia. Projeto Pedagogico do Curso. ABSTRACT: The present study had the objective of investigating how Environmental Education (EA) is inserted and articulated, with other disciplines, in the Pedagogy degree course of a Higher Education Institution (IES) in Santa Maria / RS. For this, a documentary analysis was carried out in the Pedagogical Project of the Course, from which categories of analysis were extracted, to highlight: use of the term Environmental Education in the text of the document; use of words related to Environmental Education (which / how many / which context); presence of Environmental Education in curricular components (explicitly in the menu); and pedagogical possibilities (from the menu which possibilities / themes / concepts of Environmental Education can be addressed in the curriculum components). Specifically, from the implications related to Environmental Education, it was possible to observe that the document makes use of the expression “Environmental Education”, which contextualizes the curricular contents of the course; regarding the use of words related to Environmental Education, it was possible to observe the presence of expressions such as environment and sustainable development, in a context that addresses the environment and its relationship with man; the presence of EA in curricular components can be observed in the discipline of “Education, culture and society”; the pedagogical possibilities for approaching the environmental theme, in other disciplines, were glimpsed from the curricular structure proposed for the course in the document, guided by the integration of 3 main nuclei (Nucleus of General and Pedagogical Training Disciplines; Nucleus of Specific Disciplines; and Nucleus Common Integrator). The environmental perspective in this project can be seen in approximations with the transdisciplinary character that the EA must assume, as well as the varied areas of knowledge can configure issues that involve environmentalism. Keywords: Environmental education. Teacher training. Degree in Pedagogy. Course Pedagogical Project. RESUMEN: Este estudio tuvo como objetivo investigar como la Educacion Ambiental (EA) se inserta y articula, con otras disciplinas, en la carrera de Pedagogia de una Institucion de Educacion Superior (IES) en Santa Maria / RS. Para ello, se realizo un analisis documental en el Proyecto Pedagogico del Curso, del cual se extrajeron categorias de analisis, a destacar: uso del termino Educacion Ambiental en el texto del documento; uso de palabras relacionadas con la Educacion Ambiental (cuales / cuantos / que contexto); presencia de Educacion Ambiental en componentes curriculares (explicitamente en el menu); y posibilidades pedagogicas (del menu que posibilidades / temas / conceptos de Educacion Ambiental se pueden abordar en los componentes curriculares). Especificamente, a partir de las implicaciones relacionadas con la Educacion Ambiental, se pudo observar que el documento hace uso de la expresion “Educacion Ambiental”, que contextualiza los contenidos curriculares del curso; En cuanto al uso de palabras relacionadas con la Educacion Ambiental, se pudo observar la presencia de expresiones como medio ambiente y desarrollo sostenible, en un contexto que aborda el medio ambiente y su relacion con el hombre; la presencia de EA en los componentes curriculares se puede observar en la disciplina de “Educacion, cultura y sociedad”; Las posibilidades pedagogicas para abordar la tematica ambiental, en otras disciplinas, se vislumbraron a partir de la estructura curricular propuesta para el curso en el documento, guiada por la integracion de 3 nucleos principales (Nucleo de Disciplinas de Formacion General y Pedagogica; Nucleo de Disciplinas Especificas; y Nucleo Integrador comun). La perspectiva ambiental en este proyecto se puede ver en aproximaciones con el caracter transdisciplinario que debe asumir la EA, asi como las diversas areas de conocimiento pueden configurar problematicas que involucran ambientalismo. Palabras clave: Educacion ambiental. Formacion de profesores. Licenciada en Pedagogia. Curso Proyecto Pedagogico.
Referência(s)