
O sensacionismo de Fernando Pessoa em diálogo com a análise religiosa da arte de Paul Tillich
2020; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 34; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15603/2176-1078/er.v34n3p135-152
ISSN2176-1078
AutoresJoe Marçal Gonçalves dos Santos, Ivanilton Aragão de Moura,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente artigo desenvolve uma análise do Sensacionismo da estética modernista do poeta Fernando (António Nogueira) Pessoa (Portugal, 1888-1935) em diálogo com a teologia da arte de Paul Tillich (1886-1965). O objetivo do mesmo é definir a relação entre religião e literatura na modernidade como problema investigativo para uma abordagem do Sensacionismo como ideia central da poética pessoana e chave de compreensão de sua proposta teórica modernista. Na condição de projeto estético, o Sensacionismo representou a essência do modernismo português em sua primeira geração, tomando a sensação como categoria determinante para a poética, a compreensão e a expressão da condição humana. Desse modo, o Sensacionismo fornecia a Pessoa uma compreensão hermenêutica da arte intrinsecamente vinculada à vida. A problemática da investigação, por sua vez, investe na identificação e na análise do significado existencial-religioso do modernismo de Pessoa. Para tal, em um primeiro momento, situaremos a relação entre religião e arte na filosofia da cultura e da religião de Paul Tillich, destacando a compreensão hermenêutica de ambas a partir desse quadro conceitual. Em um segundo momento, definiremos o Sensacionismo como o conjunto dos pressupostos teóricos que nortearam a produção literária de Fernando Pessoa, a partir de seu Manifesto Sensacionista, bem como de um conjunto de poemas heteronímicos. Por fim, identificaremos, em torno da compreensão hermenêutica da arte, o potencial analítico da obra pessoana na perspectiva da teologia da arte de Paul Tillich.
Referência(s)