
A Educação Escolar em assentamentos de hidrelétricas: memórias de um povo esquecido
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 12; Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2020v12nesp2p37-59
ISSN2175-6600
AutoresJeferson Cardoso da Silva, Artur de Souza Moret,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO papel da educação escolar para as comunidades atingidas por barragens tem sido pouco debatido no meio científico. A ausência de políticas públicas voltadas para atender a demanda deste estrato populacional tem causado diversos problemas de ordem econômica, social e ambiental. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo geral retratar a importância dada a educação escolar sob o olhar das populações atingidas pela barragem da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de campo nos 7 assentamentos da referida UHE. A ferramenta utilizada foi o questionário, 93 indivíduos participaram da amostra. Os resultados evidenciam que as recordações dos entrevistados acerca da escola remetem a um ambiente importante e significativo para a comunidade.
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