Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Educação Escolar em assentamentos de hidrelétricas: memórias de um povo esquecido

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 12; Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2020v12nesp2p37-59

ISSN

2175-6600

Autores

Jeferson Cardoso da Silva, Artur de Souza Moret,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O papel da educação escolar para as comunidades atingidas por barragens tem sido pouco debatido no meio científico. A ausência de políticas públicas voltadas para atender a demanda deste estrato populacional tem causado diversos problemas de ordem econômica, social e ambiental. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo geral retratar a importância dada a educação escolar sob o olhar das populações atingidas pela barragem da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de campo nos 7 assentamentos da referida UHE. A ferramenta utilizada foi o questionário, 93 indivíduos participaram da amostra. Os resultados evidenciam que as recordações dos entrevistados acerca da escola remetem a um ambiente importante e significativo para a comunidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX