
Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904)
2021; Volume: 16; Linguagem: Português
10.37084/rematec.1980-3141.2021.n.p73-93.id322
ISSN2675-1909
AutoresIran Abreu Mendes, Glaucianny Amorim Noronha,
Tópico(s)Historical Education Studies Worldwide
ResumoRESUMO Nesse trabalho caracterizamos os saberes elementares aritméticos identificados nas Revistas Pedagógicas que circularam no Estado do Pará entre 1890 e 1904. Nossa finalidade é evidenciar os modos como os fundamentos teóricos e didáticos relacionados ao ensino de aritmética no primário eram abordados nesses periódicos para contribur na aquisição de saberes profissionais pelos professores do ensino primário, nos fins do século XIX e inicio do século XX, no Pará. A partir de uma pesquisa documental realizada junto ao Arquivo Público do Pará, os periódicos foram investigados a fim de identificar agrupar os saberes relativos a aritmética, geometria e desenho, e por fim analisar os conteúdos de artimética. Os resultados mostraram que as revistas pedagógicas da época apresentavam saberes elementares a ensinar e em diversos momentos encaminhavam métodos de ensino com simples abordagens, como forma de oferecer ao professor novas maneiras de tratar tais saberes em suas atividades escolares.
Referência(s)