
A heterogeneidade de conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética: práticas de ensino e aprendizagens dos alunos
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 12; Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2020v12nespp79-99
ISSN2175-6600
AutoresNayanne Nayara Torres da Silva, Eliana Borges Correia de Albuquerque,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA presente investigação analisou a progressão das aprendizagens do sistema de escrita alfabética de alunos do 2º ano do ciclo de alfabetização de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Recife – PE, Brasil, e as práticas mobilizadas pela professora da turma no atendimento à heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita dos aprendizes. Como abordagem teórico-metodológica, adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados da investigação, tratados por meio da análise temática de conteúdo e obtidos por meio de observações em sala de aula e aplicação de atividades diagnósticas, evidenciaram uma atenção da professora aos diferentes conhecimentos de escrita dos aprendizes e uma progressão das aprendizagens de escrita da maioria dos alunos.
Referência(s)