
AS RELAÇÕES DE PODER EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA DE CAMETÁ – PA / POWER RELATIONS IN A RIVERSIDE SCHOOL OF CAMETÁ – PA
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n1-002
ISSN2525-8761
AutoresEdir Augusto Dias Pereira, Isaias Mendes Farias,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoEste artigo aborda a gestao da escola do campo atraves das relacoes de poder estabelecidas em uma escola ribeirinha de Cameta-PA. Busca analisar os tipos de relacoes que estao presentes na escola e as influencias que estas exercem sobre a gestao escolar e os sujeitos que fazem parte do processo educativo (diretor, coordenacao pedagogica, professores, estudantes, colaboradores e a comunidade). Tendo como o local da pesquisa a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Joaquim Bastos, localizada na comunidade de Itanduba, no Distrito de Curucambaba, regiao das ilhas do municipio de Cameta. Para refletir e discutir sobre as relacoes de poder na escola, nos inserimos no cotidiano da comunidade, para fazer o levantamento de dados, observacoes in loco , anotacoes no caderno de campo e entrevistas juntos aos sujeitos que compoem os varios segmentos que se encontram presentes dentro e fora do espaco escolar. Como resultados da pesquisa, identificamos que a escola ribeirinha necessita de mais atencao do governo municipal e os educadores de melhor acompanhamento e orientacao em suas praticas educativas. As politicas publicas de educacao do municipio para a escola ribeirinha sao muito deficientes; as relacoes de poder que se estabelecem na escola sao verticalizadas; e um poder centralizado na figura do diretor, sendo uma relacao monocratica, com pouca participacao da comunidade, havendo de certa forma uma relacao de poder autoritaria. No entanto, ha uma busca de orientacao para a gestao escolar democratica, destacando o importante papel da equipe diretiva da escola na conducao deste processo.
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