
PROPOSTA DIDÁTICA PARA CALCULAR VOLUMES UTILIZANDO HIDROSTÁTICA / TEACHING PROPOSAL FOR CALCULATING VOLUMES USING HYDROSTATICS
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n1-339
ISSN2525-8761
AutoresBruno Oliveira de Almeida, Rodrigo Barbosa Soares, Cinthya Maria Schneider Meneghetti,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste trabalho [1] propoe utilizar o Principio de Arquimedes, conceito advindo da hidrostatica, como metodo para calcular o volume de solidos. O objetivo geral e que os discentes se apropriem deste principio como um metodo alternativo para o calculo do volume de objetos fisicos, inclusive os que estao presentes em seu cotidiano. Alem disso, deseja-se que os alunos nao somente consigam calcular o volume de solidos geometricos, mas, tambem, atraves do Principio de Arquimedes, calcular o volume de quaisquer solidos que assim desejarem. O desenvolvimento das atividades permeia a interdisciplinaridade e o uso de material concreto. No desfecho, espera-se que os alunos se apropriem do Principio de Arquimedes, ressignificando, atraves deste, o aprendizado sobre volume de solidos e, consequentemente, os possibilitando a calcular o volume de qualquer objeto desejado. [1] Este trabalho advem da dissertacao intitulada “O Principio de Arquimedes e o Calculo do Volume de Solidos Quaisquer” do Mestrado Profissional em Matematica em Rede Nacional (PROFMAT), tambem apresentado no I ENOPEM (https://matematicanaescola.com/ienopem/).
Referência(s)