
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA MATEMÁTICA
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36661/2596-318x.2020v2n2.11764
ISSN2596-318X
AutoresGabriela Finn, Nilce Fátima Scheffer,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo tem por objetivo apresentar dados parciais de pesquisa em desenvolvimento, em nível de mestrado, que pretende aprofundar e problematizar a discussão quanto ao uso das tecnologias digitais na matemática presente no discurso da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, para o Ensino Fundamental de Matemática – Anos Finais. A partir de uma análise documental apresenta-se um breve histórico a respeito de como se deu a inserção das tecnologias digitais na educação brasileira, quais as políticas educacionais responsáveis por essa implementação e quais possíveis avanços e dificuldades enfrentadas nesse processo, até a introdução da BNCC. Os resultados parciais obtidos a partir da análise de conteúdo presente na Política da BNCC, mais especificamente na área da matemática, em relação ao pensamento computacional e uso de tecnologias digitais, evidenciam que ainda há problemas nas escolas, após quatro décadas da implantação de políticas educacionais voltadas para as tecnologias digitais na educação brasileira. Tais problemas se referem a: formação dos educadores e a infraestrutura dos laboratórios, falta de planejamento de novas práticas docentes. Consequentemente, se faz necessário a elaboração de políticas capazes de dar conta dessas assimetrias.
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