Artigo Acesso aberto Produção Nacional

E saíram à luz as novas coleções de Polcas, modinhas, lundus, etc.: música popular e impressão musical no Rio de Janeiro (1820-1920)

2018; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Espanhol

10.33025/irdemcp2.v2i2.1534

ISSN

2594-407X

Autores

Mônica Leme,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Resumo: No Brasil, o processo de autonomizacao do campo da teve inicio logo apos a chegada ao Rio de Janeiro da Corte portuguesa, pois esta passou a servir de polo dinamizador para um potencial mercado cultural e, em particular, para o da musica. Apos a implantacao da Impressao Regia, em 1808, a edicao musical nao tardou a constituir um dos mais importantes instrumentos nessa direcao. Assim, ao transformar a musica, pela primeira vez no pais, em bem de consumo, o setor gerou o embriao do que, mais tarde, veio a ser conhecido como industria cultural. A tese mapeia todos os impressores de estabelecidos na cidade do Rio de Janeiro entre 1820 e 1920, alem de dedicar capitulos a Editora Bevilacqua e a Livraria do Povo de Pedro Quaresma, duas importantes editoras para a formatacao daquilo que veio a se chamar musica popular. Resumen: En Brasil, el proceso de autonomizacion del campo de la tuvo inicio apenas despues de la llegada a Rio de Janeiro de la Corte portuguesa, pues esa paso a servir de polo dinamizador para un potencial mercado cultural y, en particular, para el de la musica. Tras la implantacion de la Impresion Regia, en 1808, la edicion musical no tardo a constituir uno de los mas importantes instrumentos en esa direccion. Asi, al transformar la musica, por primera vez en el pais, en bien de consumo, el sector genero el embrion de lo que, mas tarde, vino a ser conocido como industria cultural. La tesis mapea todos los impresores de establecidos en la ciudad de Rio de Janeiro entre 1820 y 1920, ademas de dedicar capitulos a la Editora Bevilacqua y a la Livraria do Povo de Pedro Quaresma, dos importantes editoriales para el formateo de lo que se vino a llamar musica popular. Abstract: In Brazil, the process of autonomination in the musical field started just after the arrival of the Portuguese Court in Brazil, as it became the dynamic center for a potential cultural market and, in particular, to music. After the implementation of the Regia printing, in 1808, musical edition soon constituted one of the most important instruments in that direction. As music was transformed into a consumer good for the first time inBrazil, it later generated a cultural industry. The thesis maps all the musical printings settled inRio de Janeiro between 1820 and 1920. It also dedicates chapters to Bevilacqua Printing and The Bookstore of Pedro Quaresma's People, two important printings which formated the one which was later called “pop music”.

Referência(s)