CINDERELA - FINAL FELIZ OU UM NOVO COMEÇO?

2020; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2358-8403

Autores

Kátia Fernanda de Souza Pratavieira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A luz da Analise do Discurso, tecemos, neste artigo, algumas comparacoes entre o conto de fadas Cinderela, dos Irmaos Grimm, e o filme Deu a louca na Cinderela, do diretor Paul J. Bolger, no que tange aos novos sentidos produzidos de uma versao a outra, desde os personagens ate ao sentido de final feliz. Nos baseamos, pois, na perspectiva de Maingueneau (1997), para quem a AD deve abranger as seguintes dimensoes: o quadro das instituicoes em que o discurso e produzido; os embates historicos, sociais que se cristalizam nos discursos; o espaco proprio que cada discurso configura para si no interior de um interdiscurso. Como resultado, entendemos que muitos referentes do conto se repetem no filme, porem ganham novos sentidos por estarem remodelados dentro das dimensoes citadas por Maingueneau, assim, por exemplo, o principe deixa de ser o homem perfeito, podendo ser aquela pessoa que esta ao nosso lado a nos ajudar, e o final feliz passa a se tratar de um novo comeco ante alguma dificuldade superada.

Referência(s)