
BRAND COMMUNITIES AND THEIR RELATIONSHIPS WITH ENGAGEMENT, REACTANCE AND INTENTIONS: A STUDY WITH OLD CAR CLUBS
2021; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português
10.19177/reen.v13e32020168-189
ISSN1984-3372
AutoresMarcelo de Rezende Pinto, Matheus Lemos de Andrade, Georgiana Luna Batinga, Ramon Silva Leite,
Tópico(s)Consumer Retail Behavior Studies
ResumoEste trabalho relata resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi verificar em que medida diferentes aspectos do relacionamento com os consumidores com as comunidades de marca estão relacionados às intenções e aos comportamentos. A coleta de dados foi realizada com membros de clubes de carros antigos. Os dados foram analisados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Verificou-se que as pressões normativas da comunidade e a identificação da comunidade acabam influenciando positivamente o engajamento e a reatância. Ademais, esses dois últimos construtos também são mostrados como preditores de intenções de lealdade, para recomendar, continuar e participar da comunidade.
Referência(s)