Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

BRAND COMMUNITIES AND THEIR RELATIONSHIPS WITH ENGAGEMENT, REACTANCE AND INTENTIONS: A STUDY WITH OLD CAR CLUBS

2021; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.19177/reen.v13e32020168-189

ISSN

1984-3372

Autores

Marcelo de Rezende Pinto, Matheus Lemos de Andrade, Georgiana Luna Batinga, Ramon Silva Leite,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

Este trabalho relata resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi verificar em que medida diferentes aspectos do relacionamento com os consumidores com as comunidades de marca estão relacionados às intenções e aos comportamentos. A coleta de dados foi realizada com membros de clubes de carros antigos. Os dados foram analisados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Verificou-se que as pressões normativas da comunidade e a identificação da comunidade acabam influenciando positivamente o engajamento e a reatância. Ademais, esses dois últimos construtos também são mostrados como preditores de intenções de lealdade, para recomendar, continuar e participar da comunidade.

Referência(s)