Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Abordagem lúdica na promoção da saúde a idosos institucionalizados – um relato de experiência

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 11 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i11.9497

ISSN

2525-3409

Autores

Bruno Henrique Pazza Pereira, Juliana Malavazi Rodrigues, Amanda Alencar dos Anjos, Christyan Hydeaki Tamura Takahashi, Márcia Etgeton, Rachel Yukie Toyama, Gabriel Peteno Magnusson, Vanderson de Jesus Leite, Sônia Mara de Andrade, Francielle Brustolin de Lima Simch,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

O envelhecimento demanda cuidados específicos para a população idosa, dessa forma tem-se observado um aumento do número de Instituições de longa permanência para idosos (ILPIs). Para melhorar a saúde do idoso, a promoção a saúde é fundamental para a construção de ações que possibilitem atender às necessidades sociais dessa população, abordando assuntos importantes da determinação do processo saúde-doença. Visando atender esse propósito, foi desenvolvido na Universidade Federal do Paraná - Campus Toledo um projeto de extensão intitulado Promoção à Saúde do Idoso (Promid), que atuou entre os anos de 2017 e 2019 em duas instituições da cidade. O presente relato busca apresentar as experiências obtidas pelos participantes do projeto durante sua execução, sobre a educação e promoção da saúde do idoso com o uso da abordagem dialógica e lúdica, apresentando os métodos que se mostraram mais eficientes nas ILPIs. Para o delineamento do projeto, inicialmente foram elencados temas pertinentes à população idosa e ao contexto social em que estavam inseridos, os temas eram discutidos em grupo para definição da estratégia de abordagem. Realizou-se visitas mensais aos lares, abordando as atividades propostas com base na ludicidade e no método dialógico, aliados a uma fala acessível e de fácil compreensão, com diferentes formas de abordagem e materiais pedagógicos, sempre adequados ao objetivo de cada atividade. A execução do projeto proporcionou aos discentes a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no meio acadêmico, possibilitando o aprendizado sobre a questão do luto, e incentivando a pesquisa de temas e abordagens didáticas, ampliando os horizontes de conhecimento acadêmico. Ao final do projeto observou-se um enriquecimento no desenvolvimento de habilidades sociais e relacionamento interpessoal, tanto nos idosos como nos discentes, evidenciado pela melhor recepção dos discentes pela instituição e pelos idosos no decorrer do projeto.

Referência(s)
Altmetric
PlumX