Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A burocracia na sociologia da dominação de Max Weber: contribuições à pesquisa educacional

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/1806-5023.2021.e74264

ISSN

1806-5023

Autores

Fernando Henrique Protetti,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Dentre a diversidade de temas abordados pelo sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) no livro Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva, encontramos a sistematização de estudos sobre a “Sociologia da Dominação”. Com base nesses estudos, delineamos nesse artigo os fundamentos, as particularidades e as implicações da burocracia na esfera administrativa, enquanto tipo ideal, na Sociologia da Dominação de Max Weber, com a finalidade de explicitar as contribuições desse conceito à pesquisa educacional. Para isso, primeiramente, realizamos uma incursão teórica ao contexto histórico e teórico-metodológico da Sociologia da Dominação de Weber para apreender o conceito de burocracia. Num segundo momento, problematizamos as formulações de Weber sobre a burocracia, a fim de explicitar as características da administração burocrática. Posteriormente, indicamos as possíveis contribuições teórico-metodológicas do conceito de burocracia à pesquisa educacional. Por fim, a título conclusivo do artigo, salientamos a importância da apropriação da teoria social crítica de Max Weber para a análise de temas atuais da educação brasileira.

Referência(s)