Artigo Produção Nacional

ENSINANDO A QUÍMICA E BIOLOGIA ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS PELOS ALUNOS DA 1ª E 2ª SÉRIES DO IFMA CAMPUS SANTA INÊS / TEACHING CHEMISTRY AND BIOLOGY THROUGH EDUCATIONAL GAMES BY STUDENTS OF THE 1ST AND 2ND SERIES OF IFMA CAMPUS SANTA INÊS

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n1-169

ISSN

2525-8761

Autores

Angela Maria Corrêa Mouzinho Santos, Vagner de Jesus Carneiro, Ronilson Lopes Brito,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A aprendizagem esta relacionada na capacidade de aprender de forma eficaz e desenvolver o raciocinio logico do educando fazendo o uso de ferramentas diversificadas no processo de ensino. O objetivo deste trabalho foi utilizar diversos jogos no ensino de quimica e biologia para os alunos do 1o e 2o ano dos Cursos Tecnicos em Logistica e Edificacoes, IFMA – Campus Santa Ines. Os jogos utilizados no projeto foram o Ludo, Twister, Dama, Domino, Tabuleiro, UNO, Roleta e confeccionados a partir de material reciclado e com custo baixo. Os jogos proporcionaram ao aluno, desenvolvimento afetivo, cognitivo, social, senso de cooperacao e saber lidar com as dificuldades que apareceram durante o processo. As atividades ludicas tem grande destaque na socializacao do aluno e promove a sua integracao no convivio da sociedade. O aprendizado nas disciplinas de Quimica e Biologia se tornaram mais prazerosa, pois os alunos sentem muita dificuldade e acabam se desestimulando no entendimento dos conteudos. Essa autonomia dos alunos e fruto possivelmente da retirada do discente de agente passivo no processo de ensino-aprendizagem e de uma mudanca para a participacao mais ativa do aluno na construcao do conhecimento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX