EXPRESSIVE MOVEMENT & CREATIVE DANCE PRACTICE IN TIMES OF QUARANTINE: THE #VIDLOP MOVEMENT
2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 27; Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.105802
ISSN1982-8918
AutoresMar Lara-Aparicio, Daniel Mayorga-Vega, Iván López Fernández,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA situação causada pela nova doença do coronavírus afetou a educação em todo o mundo, sendo urgente a aplicação de programas que promovam a atividade física em casa e o uso responsável de dispositivos conectados à internet. O presente trabalho apresenta uma proposta didática de Expressão Corporal (EC) para a sua prática desde casa, adaptável a diferentes níveis educacionais, e útil também como uma valiosa experiência educacional on-line ou presencial mesmo quando a crise do coronavírus acabe. Esta proposta baseia-se na Análise Laban de Movimento, no Teatro do Oprimido e no Lipdub. Procura desenvolver a linguagem corporal artística própria, a inteligência emocional, comportamentos saudáveis de atividade física e a consciência social dos alunos; e promover a criação de um novo movimento social (#VIDLOP), usando a arte e a mídia popular como canais democráticos e de poder para construir um mundo melhor. Em conclusão, esta pode ser uma proposta promissora para o desenvolvimento da EC e da consciência humana em cenários desafiadores e em diferentes ambientes educacionais.
Referência(s)