Artigo Acesso aberto

A compreensão da ressignificação discursiva do conceito “desce redondo” nas campanhas publicitárias da Skol

2020; Volume: 22; Issue: 22 Linguagem: Português

10.15603/2176-0934/aum.v22n22p119-136

ISSN

2176-0934

Autores

Lana Aquino Guedes de Mendonça, Eurípedes Fernandes de Oliveira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este estudo sugere que a comunicação atua como um processo de significados socialmente compartilhados no qual o discurso publicitário é transmissor de elementos que fazem parte do espaço social do público a que se destina a mensagem, portanto o escopo deste artigo relaciona-se à estratégia de como a marca Skol tem lidado com as constantes mudanças do consumidor, fruto do contemporâneo, e rompendo assim paradigmas de discursos que refletem comportamentos históricos, sociais e culturais. Apoiamo-nos em uma análise comparativa de conteúdo das peças publicitárias, da ressignificação do conceito “redondo”, de pesquisas bibliográficas, acervo, e da análise dos três últimos anos das publicações da COMPÓS (2016, 2017 e 2018) resultando portanto na avaliação de 570 publicações cujos artigos abordaram temas como feminismo, racismo e igualdade de gênero. Como contribuição espera-se identificar o quanto a marca skol captou, compreendeu e incorporou as mudanças no comportamento do consumidor e o quanto foi incorporado nesta nova prática discursiva da marca Skol.

Referência(s)