
Formação de Bailarino no Brasil: Caminhos Possíveis
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 1; Issue: 35 Linguagem: Português
10.9771/r.v1i35.32406
ISSN2175-814X
AutoresMarco Aurélio da Cruz Souza, Ana Macara,
Tópico(s)Diversity and Impact of Dance
ResumoEste artigo é resultado da compilação de um capítulo da tese de doutoramento em Motricidade Humana na especialidade Dança intitulada “<strong>A DANÇA POPULAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO BAILARINO CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO:</strong> <strong>ESTUDO SOBRE A ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI DO BRASIL”, </strong>realizado na Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa Portugal. Tem como objetivo apresentar uma sistematização dos diferentes caminhos possíveis para a formação do bailarino profissional no Brasil na atualidade. Para o estudo das teorias do ensino da dança utilizamos Shapiro (1998), Smith-Autard (2002), Fortin (1993) e Marques (2007) que embasam-se nos ensinamentos de Paulo Freire. Entendemos que estudos como este contribuem epistemologicamente para a compreensão dos diálogos educacionais que acontecem na prática diária dentro dos espaços formais e não formais de formação de bailarinos.
Referência(s)