
BRUNA E A GALINHA DANGOLA: UMA PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ATRAVÉS DA LITERATURA
2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12957/riae.2021.55288
ISSN2359-6856
Autores Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoEste artigo é um recorte de minha dissertação intitulada: Personagens negras[i] (XXXXX, 2019) na qual analiso três obras literárias com protagonistas negras como propostas de reeducação das relações raciais na educação infantil. Para este trabalho, abordaremos especificamente a obra Bruna e a Galinha D´Angola (ALMEIDA, 2012) que tematiza a cultura africana. A investigação se dá em diálogo com a Lei 10.639/03, assim como, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010). Destaco, também, os referenciais teóricos de interseccionalidade dos feminismos negros e decoloniais, problematizando, raça, gênero e classe tanto na literatura, quanto na educação infantil e no mercado editorial.[i] Título e referências da dissertação fictícios para evitar a identificação do autor.
Referência(s)