Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma proposta de diretrizes para fomentar o engajamento dos alunos em ambientes de realidade virtual

2021; Red de Universidades Nacionales con Carreras de Informática; Issue: 27 Linguagem: Português

10.24215/18509959.27.e5

ISSN

1851-0086

Autores

Wendel Souto Reinheimer, Aderson de Carvalho, Felipe Becker Nunes, Rosecléa Duarte Medina, Vinícius Lopes,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O uso de ambientes de realidade virtual pode ser visto como um diferencial na aprendizagem dos alunos, mas ainda enfrenta o desafio de envolver estes de forma engajadora em sua aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa objetivou a elaboração de diretrizes para o uso de ambientes educacionais de realidade virtual. Após ter sido efetuada diferentes revisões de literatura, um conjunto de 17 diretrizes finais foi concebido, com base em princípios como clareza, objetividade e adequação ao engajamento. As diretrizes foram avaliadas por profissionais da área de tecnologia na educação, sendo a coleta de dados realizada por meio da aplicação de um questionário. Os resultados obtidos foram satisfatórios e apresentou um instrumento que pode auxiliar no uso deste tipo de ambiente para o âmbito educacional, com foco no engajamento do aluno.

Referência(s)