
O ensino comercial e agrícola no Brasil a partir da vinda da família real portuguesa
2021; Volume: 12; Issue: 28 Linguagem: Português
10.58422/repesq.2020.e984
ISSN2177-1626
AutoresEduardo Cristiano Hass da Silva, Milene Moraes de Figueiredo, Bárbara Virgínia Groff da Silva,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoEste artigo analisa as modificações educativas causadas pela vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, com destaque para o ensino comercial e agrícola. Os pressupostos teóricos e metodológicos estão inseridos na História da Educação, área de estudos fronteiriça que cresceu ao longo dos anos 1990 a partir da ampliação de fontes para os estudos históricos. Primeiramente, contextualizamos a vinda da Família Real e suas respectivas mudanças nas diversas instâncias da sociedade colonial brasileira. Posteriormente, destacamos as mudanças ocorridas no âmbito educacional na primeira metade do século XIX para, finalmente, discorrer sobre a implantação do ensino comercial e do ensino agrícola nesse período. Palavras-chave: Ensino Comercial. Ensino Agrícola. Período Joanino. História da Educação.
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