Artigo Acesso aberto Produção Nacional

AFETOS E AFECÇÕES: VIVÊNCIA DE CORPOS / AFFECTIONS AND AFFECTIONS: EXPERIENCE OF BODIES

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n1-485

ISSN

2525-8761

Autores

Rosalina de Souza Rocha da Silva, Eliete de Sousa Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Temos por objetivo neste artigo explicitar as acoes realizadas por um corpo docente que afetou e foi afetado criando elos de relacoes com outros corpos em prol da Educacao. Fundamentamos em Marx e Engels (2002), Spinoza (2014), Vigotski (2009, 2007, 1999), Freire (1996), Ibiapina (2008) e Silva (2016), dentre outros. Para responder a pergunta quais as acoes realizadas por um corpo que afetou e foi afetado criando elos de relacoes com outros corpos em prol da Educacao? Organizamos o texto, alem da introducao e das referencias bibliograficas, em quatro secoes principais: 1) Encontro Feliz: Corpos de relacoes; 2) Atividades: indicios de pratica etico-afetiva; 3) Reflexoes sobre a potencia dos corpos; e conclui com 4) Desafios e alguns caminhos. Apontamos algumas possibilidades vislumbradas por um corpo docente que se baseia no ensino de Artes Visuais por meio de um projeto criado com os corpos discentes, agregando o que e possivel ser realizado com afeto e rigor ou com firmeza e generosidade nas atividades em contexto de uma escola Estadual em Teresina, Piaui. O resultado dessa vivencia indica que existe a possibilidade e indicios de pratica etico-afetiva em que os estudantes consigam sistematizar os conhecimentos com objetividade em colaboracao.

Referência(s)
Altmetric
PlumX