
AFETOS E AFECÇÕES: VIVÊNCIA DE CORPOS / AFFECTIONS AND AFFECTIONS: EXPERIENCE OF BODIES
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n1-485
ISSN2525-8761
AutoresRosalina de Souza Rocha da Silva, Eliete de Sousa Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoTemos por objetivo neste artigo explicitar as acoes realizadas por um corpo docente que afetou e foi afetado criando elos de relacoes com outros corpos em prol da Educacao. Fundamentamos em Marx e Engels (2002), Spinoza (2014), Vigotski (2009, 2007, 1999), Freire (1996), Ibiapina (2008) e Silva (2016), dentre outros. Para responder a pergunta quais as acoes realizadas por um corpo que afetou e foi afetado criando elos de relacoes com outros corpos em prol da Educacao? Organizamos o texto, alem da introducao e das referencias bibliograficas, em quatro secoes principais: 1) Encontro Feliz: Corpos de relacoes; 2) Atividades: indicios de pratica etico-afetiva; 3) Reflexoes sobre a potencia dos corpos; e conclui com 4) Desafios e alguns caminhos. Apontamos algumas possibilidades vislumbradas por um corpo docente que se baseia no ensino de Artes Visuais por meio de um projeto criado com os corpos discentes, agregando o que e possivel ser realizado com afeto e rigor ou com firmeza e generosidade nas atividades em contexto de uma escola Estadual em Teresina, Piaui. O resultado dessa vivencia indica que existe a possibilidade e indicios de pratica etico-afetiva em que os estudantes consigam sistematizar os conhecimentos com objetividade em colaboracao.
Referência(s)