
Dental students and education
2005; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30979/rev.abeno.v5i1.1477
ISSN2595-0274
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO objetivo deste estudo foi contribuir para a reflexão sobre as concepções de “educação” construídas pelo graduando de Odontologia. O universo da pesquisa abrangeu 43 estudantes do 1º ano de graduação em Odontologia de uma instituição de ensino superior do interior paulista. Foi realizada uma leitura dramatizada do texto intitulado “Final in-feliz”, de autor desconhecido, sendo proposto aos estudantes que redigissem o final da estória. As redações foram digitadas na íntegra e procedeu-se à análise qualitativa de seus conteúdos. As idéias centrais apontam para dois caminhos: o final infeliz, como reflexo de uma visão desesperançosa advinda de práticas educativas tradicionais; e o final feliz, em que a educação é entendida como um processo cujo modo reflete no resultado do ensino, e educar apresenta-se como um sinônimo de conduzir para a vida.
Referência(s)